M = F . d
[ Só lembrando que Torque se mede em Nm; F é a força perpendicular aplicada e d a distância de onde a força é aplicada até o ponto G da barra ]
Sendo que essa fórmula serve pras forças perpendiculares à barra... E se ela for como abaixo?:
Então, pra isso, você vai ter que fazer Decomposição de Forças.
Seguinte, nós sabemos que essa força F pode ser decomposta em duas outras:
Repare você que temos uma força que vai pra
cima (que vou chamar de Fy) e outra que vai para o lado (que vou chamar de Fx)
O que acontece é que, a única força que vai atuar fazendo a barra se mexer é Fy, enquanto só Fx só está PUXANDO (ou dependendo do caso, vai empurrar, mas isso é irrelevante) a barra.
Ok, então no caso, o que vai fazer a barra firar vai ser o Fy. Você precisa DO Fy! E como adquirí-lo? Simples: você tem que cortar o F. Assim, ó:
Quer dizer, nesse caso aí nós precisamos tirar o Cosseno do angulo Teta pra "cortar" o F, deixando somente o Fy. Sempre que tiver uma força não perpendicular numa barra, pra você fazer o Torque, você precisa:
- Decompor as forças
- Identifica o Fy
- Tirar o Seno/Cosseno do ângulo, dependendo como for o caso, pra "cortar" o F, só deixando o Fy
A fórmula nesse caso então ficará assim:
M = Fy . d . cos (teta)
Mas caso você escolhe o outro ângulo daquele "triângulo", então ele será com o Seno. [ Lembrando que o d será a distância do ponto em que a força atua até o Ponto G da barra ]
Aí nesse caso a fórmula será a tradicional "M = F . d", com a diferença de que o d será a distância perpendicular ao F (tá em verde). Perpendicular porque ela vai chegar até o Ponto G com uma reta, fazendo um ângulo de 90º com o F.
Se tiver dúvida, deixe na sessão de comentários aqui em baixo
Staff PontoG 1C
Tem diferença fazer por um metodo ou por outro? E como eu iria medir a distancia verde?
ResponderExcluirO resultado vai ser o mesmo. A distância verde depende da questão. No caso, na primeira questão do Wagner de Estática, ele deu a distância verde.
ExcluirApós acharmos Fy que é igual a F.cos de teta n temos de multiplicar o Fy por cos de teta. Ou temos?
ResponderExcluirNão, e não devemos, meu caro Wagner. Porque o Fy é a única parte da força F que faz a barra girar. E lembre-se, dependendo do ângulo que você escolher, poderá ser o seno. O importante é deixar só o Fy
ExcluirM é de torque?
ResponderExcluirSim. M de Momento, que é a mesma coisa que Torque
Excluir