segunda-feira, 8 de outubro de 2012

[Biologia] Organelas


Capítulo 6
                Existem variados tipos de células no corpo humano, mais de 300 tipos ja foram identificados, porém todas compartilham de certas características: a presença de membrana celular, o citoplasma e o material genético (DNA).
                Quanto ao padrão celular , existem 2 tipos :
·         Procarionte ( Procariótica)
·         Eucarionte ( Eucariótica)
Células Procariontes
                Células procariontes são aquelas presentes apenas em bactérias e arqueas, são conhecidas por não possuir núcleo e seu material genético e organelas estarem mergulhados no citoplasma.
                As células procariontes não possuem núcleo, porém possuem algo parecido, chamado de nucleoide. O nucleoide é formado de um emaranhado de cromossomos bacterianos. Além do nucleoide, as células procariontes possuem os plasmídios, que não são indispensáveis, mas possuem genes importantes.
                                         

Células Eucariontes
               As células eucariontes, diferentemente das procariontes,  tem organização celular muito complexa, possuindo núcleo e muitas organelas celulares que atuam conjuntamente formando um sistema.
     


Organelas Celulares
Retículo Endoplasmático
·         Retículo Endoplasmático Rugoso : Rede de Túbulos e ribossomos ligados, que se baseiam na síntese de proteínas. Eles são responsáveis pela produção de enzimas digestivas e pela glicolização.
·         Retículo Endoplasmático Liso : Esse retículo não possui ribossomos grudados a ele, e é responsável pela síntese de esteroides, fosfolipídios e ácidos graxos e pela produção de lipídios. Eles também inativam certas substâncias tóxicas que serão eliminadas do corpo.

Complexo de Golgi
·         O complexo de Golgi é formado de bolsas achatadas que são para a célula, como uma central de transporte, onde muitas enzimas criadas no retículo endoplasmático são "empacotadas",  transformadas e enviadas a diversas partes da célula.
·         Portanto é nele que ocorre a Secreção Celular , que quer dizer, a eliminação de substâncias úteis por células secretoras. As enzimas vão se deslocando de cada cisterna do complexo até chegar na última para serem entregues.
·         Ele também é responsável pela produção dos lisossomos.

Lisossomos
·         Organela que tem a função de digerir partículas celulares. Vindas do Complexo de Golgi, os Lisossomos tem 2 etapas. A primeira onde ele é recém-nascido e não possui função e a segunda onde se junta a uma substância e a digere.
·         Quando estão na primeira etapa, os lisossomos buscam um pinossomo ou fagossomo para se unir e começar a digerir partículas, após esse processo, a parte útil vai para o citoplasma e o lisossomo, agora inútil, vai ser despejado da célula. ( Essa é a função heterofágica dos lisossomos)
·         Quando uma parte da célula fica muito velha ou precisa ser reciclada, o lisossomo faz a autofagia, onde digere a parte envelhecida e reutiliza componentes. ( Função Autofágica dos lisossomos )

Peroxissomos
·         Peróximos são organelas que oxidam ácidos graxos que serão utilizados na respiração  celular.

Citoesqueleto
·         Filamentos e tubos de proteína que darão a forma e estrutura da célula. Além disso dá certos movimentos e permite adesão de células vizinhas.
Centríolos
·         Organela em forma de tubo que se estica, e auxilia na divisão celular.

Cílios e Flagelos
·         Filamentos curtos e longos respectivamente, que atuam diretamente na locomoção celular. São provenientes do Centríolo.

Mitocôndrias
·         Mitocôndrias são bastonetes formados por duas membranas (externa e interna) e por cristas mitocondriais. Estas cristas são preenchidas por matriz mitocondrial que contém DNA, RNA, ribossomos ...
·         A mitocôndria é responsável pela respiração celular, onde as moléculas orgânicas são ligadas ao oxigênio formando gás carbônico e água, e ainda liberando energia que será armazenada em moléculas de ATP.

Plastos
·         Plastos são organelas presentes em algas e plantas.Há três tipos principais de plastos. São eles:
·         Cloroplastos: Por apresentarem clorofila(substância que da cor verde as plantas) em sua formação, os cloroplastos são verdes e tem forma alongada. Ele é formado de duas membranas (interna e externa).Onde dentro de si possui um líquido parecido com o da mitocôndria, chamado de estroma. Também é nos cloroplastos que as plantas fazem a fotossíntese, onde se ultilizam da luz solar para produzir glicídios e oxigênio.
·         Cromoplastos: Possuem pigmentos vermelhos e amarelos que dão cores as frutas e plantas, sua função não passa disso.
·         Leucoplastos: Armazenam amido no caule e nas raízes de plantas, que no momento necessário, serão transformadas em glicose para serem transformadas em fonte de energia.

Ribossomos:
·         Ribossomos são organelas espalhadas pelo citoplasma e tem a função de sintetizar enzimas. As enzimas são produzidas nos ribossomos que estão colados ao retículo endoplasmático. De lá, elas vão para dentro do retículo, onde serão agrupadas em grandes numeros, depois “enviadas” para o complexo de golgi, onde serão finalmente expelidas da célula.

                                                                          Créditos: Matheus "Fofinho", via PontoG 1C


Nenhum comentário:

Postar um comentário